14 Motivos para usar um sistema integrado de gestão hospitalar

 

A gestão de sua empresa requer bastante planejamento, organização das finanças, criação de metas e alocação de recursos de maneira correta. Estas atividades são essenciais para uma empresa e vitais para uma gestão hospitalar eficiente.

Disponibilizamos este artigo com o objetivo de listar vantagens encontradas com a implantação de um  sistema de gestão hospitalar.

 

14 motivos para usar sistema integrado de gestão  hospitalar (ERP)

Os sistemas integrados de gestão empresarial – ERP (Enterprise Resource Planning), tem como característica principal otimizar a gestão e, consequentemente, auxiliar que as instituições atinjam seus objetivos, metas e estratégias.

Eles surgiram a partir da necessidade de uma maior organização de fluxos e eficiência na gestão das informações por parte das empresas.

No setor de saúde, em especial nas organizações hospitalares,  a importância da integração dos sistemas se faz ainda mais indispensável, tendo em vista que para, a redução de custos e efetivo controle das informações se tornou vital ter um software de gestão para o negócio. Uma vez que a quantidade de dados gerados no dia a dia de um hospital, não permite o uso de softwares desconexos e ainda mais com o uso de planilhas gerando retrabalho e o risco de distorção de informações.

Com a integração dos sistemas e automatização dos processos é possível garantir o controle e monitoramento dos fluxos e procedimentos, diminuir o tempo de atendimento, reduzir a quantidade de gastos com compras desnecessárias, evitar retrabalho, além de padronizar os processos, aumentar a escalabilidade e o desempenho do negócio.

Separamos 14 motivos, que foram divididos em e grupos: Vantagens para a gestão, Vantagens para a equipe e Vantagens para o cliente/paciente.

Vantagens para a gestão

1 – Agilidade no acesso das informações

Os softwares de gestão foram desenvolvidos para agilizar e facilitar as atividades operacionais que fazem parte da rotina hospitalar. Com eles, muitos processos que antes eram complicados são realizados hoje automaticamente ou com poucos cliques. Isso permite que o profissional se dedique a atenção ao cuidado com o paciente, melhorando os serviços de assistência.

Os ERP´s são responsáveis pela automação dos processos hospitalares permitindo a inserção e integração das diversas informações e dados em um único ambiente e podendo ser acessado imediatamente nos diferentes setores do hospital. São eles os dados cadastrais, o histórico de enfermidades, evolução do quadro, resultados de exames, prescrição de medicamentos, entre outros.

A disponibilidade destas informações em tempo hábil garante a agilidade, assim como qualidade do atendimento, aumentando a satisfação do paciente e reduzindo riscos e custos para o hospital.

2 – Redução dos erros humanos

Com o uso dos ERP´s, as falhas na interpretação de prescrições médicas, que antes eram feitas através do registro em papel, muitas vezes ilegíveis, são praticamente eliminadas. Através do uso dos ERP´s, os protocolos e procedimentos padrões são inseridos através das ferramentas de prontuário eletrônico, de forma estruturada. Os controles introduzidos nas rotinas de prescrição permitem que a ferramenta auxilie na validação dos dados inseridos, checando dessa forma se há coerência no que está sendo solicitado.

3 – Efetividade do controle dos gastos do hospital 

Os controles existentes nos sistemas de gestão, assim como os relatórios que podem ser gerados, agregam segurança e confiabilidade no gerenciamento do fluxo financeiro do hospital. Os gastos e o planejamento dos pagamentos podem ser monitorados online, garantindo assim maior assertividade e rapidez na tomada de decisões.

4 – Permite um controle efetivo dos estoques 

Com o uso do sistema integrado de gestão é possível que seja feito um controle minucioso do fluxo dos materiais e medicamentos. Nas instituições de atendimento à saúde, há a necessidade de um rigoroso controle dos estoques, pois são materiais de alto custo e alta necessidade de controle. Dessa forma é possível evitar prejuízos com perdas por extravio ou por prazo de validade, além de cumprir com as normas e procedimentos legais.

5 – Possibilita a criação de métricas 

O uso de indicadores é fundamental para quem gerencia hospitais ou instituições de saúde. Os sistemas permitem gerar relatórios diversos, possibilitando o monitoramento constante de não conformidades e demais informações do negócio.

O ERP permite a automatização de medidas que identificam desvios e sinalizam, imediatamente, através de recursos de emissão de mensagens. Assim, o gestor consegue agir de maneira pontual, no foco do problema. Nem é preciso dizer que isso otimiza o tempo e diminui custos não é mesmo?

Outro recurso de extrema importância para os hospitais é a possibilidade de medir a qualidade dos serviços e do atendimento, de acordo com a opinião dos pacientes.

6 – Confere mais segurança no armazenamento dos dados 

No ambiente hospitalar, assim como em qualquer outra empresa, é necessário implementar alguns processos que garantam a segurança das informações geradas no negócio. Assim, para garantir que estes dados estejam disponíveis a qualquer momento e resguardados de perdas, é fundamental a implantar rotinas de backup automáticas, assim como criar permissões específicas para cada perfil de usuário e log das transações.

Esse processo deve ser realizado com frequência, é indicado inclusive o backup diário, pois isso facilita a restauração de dados em situações emergenciais, minimizando e, até mesmo, eliminando perdas de informações.

7 – Facilita o relacionamento com os prestadores de serviços de saúde

Outro ponto importante é a automatização do relacionamento entre o comprador de serviços e o prestador, através de uma gestão de contratos eficiente. É possível inserir no sistema as regras e parâmetros que regem a relação entre as partes, definindo valores, tabelas, indicadores etc. A troca de informações entre as partes pode ser feita de forma eletrônica e online, com padrões e protocolos preestabelecidos, tornando mais ágil o processo de pagamento dos serviços.

8 – Constrói bancos de dados eletrônicos 

O uso de um ERP permite que a instituição conte com um banco de dados centralizado, com a possibilidade da criação de grupos de acessos por áreas, tais como a área financeira, administrativa, assistencial, clínica, assim por diante. Desse modo, o acesso às informações torna-se seguro, fácil e ágil.

Facilidade e agilidade para funcionários e equipe.

Vantagens para a equipe

9 – É fácil de usar 

Naturalmente quando produzimos algo, devemos ter a preocupação em atender de forma satisfatória as necessidades do consumidor final. No processo de desenvolvimento do ERP esta preocupação não deve ser diferente. Assim, é possível criar um sistema que seja de fácil manuseio e intuitivo, isso facilita que o colaborador que irá utiliza-lo não crie resistência e saiba tirar proveito das ferramentas que ele oferece.

10 – Garante a parametrização das informações

Cada hospital ou instituição de saúde possui uma rotina de trabalho específica, todos seguem as mesmas regras e legislações, porém, seus processos são exclusivos e personalizados conforme suas necessidades. Desta forma, a parametrização dos sistemas, para que estes atendam estas necessidades, pode ser feita a fim de atender as demandas de cada setor, garantindo uma adesão mais rápida dos sistemas por parte dos colaboradores.

11 –  Uso de prontuários eletrônicos

Com o software de gestão hospitalar foi possível a criação do Prontuário Eletrônico do Paciente, que permite o registro imediato de todas as informações do atendimento, desde sua entrada, atendimento, procedimentos aplicados, evolução do quadro, dados clínicos e resultados de exames, até sua alta. Estas informações ficam disponíveis em um único sistema, em tempo real, tornando mais ágil o processo de decisão dos profissionais quanto ao diagnóstico e demais cuidados, além de atender a legalidade na guarda do prontuário.

12 –  Aumenta a produtividade 

A adoção de um sistema integrado de gestão acarreta mudanças significativas nos processos e fluxos de trabalho. Com a automatização, o ERP evita redundâncias e descarta erros de digitação. Isso possibilita que o profissional dedique o tempo às atividades e tarefas assistenciais, tenha maior foco no cliente.  Outro ponto importante é que o sistema permite utilizar processos já validados e adotados por outras instituições, isso facilita a gestão e evita que se gaste um tempo maior criando algo que já existe, que já foi testado e avaliado.

 

Conforto e satisfação para pacientes.

Vantagens para o cliente/paciente

13 – Agendamento online de exames e consultas 

Você já percebeu como o tempo tem passado rápido? Isso se deve à alta quantidade de atividades acumuladas no nosso dia a dia, por isso, o tempo hoje vale ouro. Para conseguirmos cumprir todas as demandas existentes em nosso dia a dia buscamos ferramentas e formas de otimizar nosso tempo. A internet é uma aliada fundamental.

Na área de saúde o uso da internet facilitou o acesso aos agendamentos online. Com uma interface de fácil acesso e uma programação inteligente, o sistema encontra datas e horários disponíveis para os pacientes de forma simples e rápida. As instituições de saúde e hospitais que se atentaram para isso já estão oferecendo esse benefício aos seus clientes. O uso das plataformas de gestão, além de disponibilizar os serviços para uma rede maior de clientes, diminui os custos com Call Center e otimiza mão de obra.

14 – Trazem mais satisfação aos pacientes

Como podemos perceber, o uso do ERP é muito importante para o gestor, para os colaboradores e, enfim, para os pacientes. Como ele garante diversas melhorias, otimiza o tempo e organiza os processos, o aumento da qualidade é uma consequência. E quem fica satisfeito é o paciente.

 

Agora que você já conhece os principais motivos de utilizar software de gestão hospitalar, que tal conhecer um sistema eficiente e completo, com custo benefício ideal para o seu hospitalEntre em contato conosco para conhecer melhor nosso sistema de gestão hospitalar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *