Implantação PEP – Prontuário Eletrônico

Implantação PEP – Prontuário Eletrônico

Equipe de Enfermagem do CTI  do Hospital Ibiapaba/CEBAMS, recebe treinamento do sistema PEP – Prontuário Eletrônico, com o objetivo de monitorar o  balanço hídrico dos pacientes.

Pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva  apresentam condições críticas de saúde e por isso precisam de cuidados intensivos e acompanhamento constante. O grande percentual de água no corpo humano (70%) é diretamente proporcional à importância deste elemento, ora como regulador, ora como componente básico das diversas reações metabólicas que ocorrem no organismo. Os eletrólitos têm na água corpórea seu solvente e, portanto, um veículo primordial. O resultado da diferença entre a ingesta e a excreção deste solvente, que carrega consigo outros elementos, é o que se chama de balanço hídrico ou, quando se leva em consideração alguns dos solutos nele dispersos, tem-se o balanço hidroeletrolítico.

Todo o organismo, quando em situação de homeostase, trabalha para manter o equilíbrio deste balanço. Várias condições patológicas levam ao desequilíbrio entre a entrada e a saída de água do organismo que, seja pelo acúmulo ou por demasiada perda, ocasiona anormalidades decorrentes do aumento, ou diminuição, dos elementos nela dissolvidos.

Assim como qualquer função vital, os mecanismos que regulam o equilíbrio hidroeletrolítico são imperceptíveis e transcorrem sem que haja a necessidade da intervenção direta do indivíduo. No paciente em estado crítico, no qual as variações, por mais tênues que sejam, podem causar enormes descompensações em vários órgãos, o rígido controle deste balanço é crucial.

Por essas razões um dos principais requisitos do registro eletrônico para acompanhamento médico: permitir o cálculo do balanço hídrico em qualquer momento da internação do paciente..

O balanço hídrico é o resultado da quantidade de líquido que entra e sai do corpo humano em um determinado intervalo de tempo, que tem por objetivo monitorar os parâmetros que permitam acompanhar o equilíbrio hídrico do paciente diante do tratamento proposto, dependendo de seu estado patológico, renal ou cardíaco.

A partir do mês de Agosto o CTI do Hospital Ibiapaba/CEBAMS passou a adotar o controle do Balanço Hídrico através do Sistema de Gerenciamento Hospitalar – SPData. A equipe de enfermagem do CTI recebeu treinamento com a responsável da empresa e contribuiu para ajustes do módulo que será implantado no Prontuário Eletrônico.

http://www.ibiapaba.com.br/noticias/balanco-hidrico-no-pep-do-cti