A busca por processos mais ágeis, integrados e sustentáveis tem guiado a transformação do Hospital Regional do Sul de Minas nos últimos anos. Com um olhar voltado à inovação e eficiência, a instituição deu passos importantes rumo ao conceito de Hospital Sem Papel, reforçando a parceria com a SPDATA e expandindo o uso de suas soluções.
Reimplantação estratégica para alinhar processos
O maior desafio enfrentado pelo hospital foi integrar o sistema a todos os setores. Para isso, em outubro de 2020, foi iniciado um processo de reimplantação com o objetivo de alinhar processos, rotinas e fluxos internos, proporcionando mais padronização e organização.
Além da reestruturação, a instituição se tornou referência na área de custos e segue avançando com a adoção de novos módulos, como o Beira Leito e a Assinatura Digital do Paciente — ambos reforçando a meta de reduzir ainda mais o uso do papel.
Soluções que reduzem custos e fortalecem a gestão
A implantação de quase todos os módulos da SPDATA trouxe impactos significativos. O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e a Assinatura Digital do Paciente, por exemplo, já proporcionam uma redução expressiva no consumo de papel, diminuindo gastos com impressão e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Resultados já visíveis
Após a reimplantação, o hospital registrou melhorias relevantes: redução significativa do uso de papel, padronização dos fluxos, maior organização e mais agilidade na tomada de decisões. A automatização dos processos fortaleceu a gestão estratégica e trouxe impacto financeiro positivo.
Parceria que vai além da tecnologia
De acordo com Wellinton Nogueira – Coordenador de TI do hospital, a SPDATA se destaca pelo suporte próximo, custo-benefício e facilidade de uso do sistema.
“A SPDATA é pioneira em suporte e oferece um sistema simples e completo, com layout intuitivo. Estamos muito satisfeitos com a parceria”, reforça.
Para a SPDATA, acompanhar essa jornada de modernização é motivo de orgulho.
“Ver nossos clientes reduzindo custos, ganhando eficiência e caminhando para um modelo mais sustentável é o que nos motiva. Estamos juntos para evoluir sempre”, destaca Mário Lonczynski, CEO da SPDATA.